domingo, 11 de agosto de 2013

Cultura e Arte


O povo Asteca foi bom em esculturas, pois as faziam de variados tamanhos, geralmente com temas religiosos ou da natureza. Captavam a essência do que queriam representar e logo realizavam as suas obras com todo o detalhe. Nas esculturas maiores geralmente representam deuses e reis. As mais pequenas as utilizavam para representações de animais e objetos comuns.Os Astecas utilizaram a pedra e a madeira e às vezes decoravam as esculturas com pintura de cores ou incrustações de pedras preciosas. Em relação aos minerais, devido aos seus conhecimentos de física, os Astecas aplicaram várias técnicas como fundir o ouro com a prata, entre outras coisas.



Normalmente o metal se combinava com pedras preciosas com a turquesa, a jade ou o cristal ou conchas. Elaboravam todo o tipo de figuras e adornos para os seus corpos como pulseiras, colares, fios, etc. A pintura no povo Asteca aparece ligada à Arquitetura. A cor tem um papel fundamental. Trata-se de um cor simples, sem sombras e, possivelmente, com conotações simbólicas. 
Outro traço característico da arte Asteca é os adornos feitos com penas, que tiveram grande importância na América Central. As penas mais apreciadas eram as de quetzal (verdes), as de tlauquecholli (vermelhas) e as do xiuhtototl (azul turquesa). Com estas penas faziam tapetes e decoravam mantos, mascaras de rituais, escudos e trajes de guerreiros.
O artista pré-hispânico é regido principalmente por conceitos religiosos, mesmo que anônimos e, reproduzindo o imaginário coletivo, muito mais que o individual. Na sociedade asteca possuía lugar de destaque e importância. É necessário que nos desvencilhemos dos "pré-conceitos" ocidentais e em termos artísticos ainda impregnados dos conceitos renascentistas, para podermos compreender a dimensão que as artes visuais, a música, o teatro e a poesia (oral e escrita), representavam para a cultura asteca.


As artes constituíam seu principal meio de comunicação e de relato histórico, através das formas é que os astecas expressavam sua mentalidade, sua visão de mundo. A arte é uma referência da própria vida, seja terrena ou cósmica. Todas as formas possuem seus signos próprios, a arte asteca assume o principal significado de evocar o sagrado, expressando-o em termos visuais.A arte assume o papel preponderante de representação do mundo simbólico-religioso, toda essa visão cósmica que permeia a sociedade asteca como um todo, se reflete no modo como o espaço é representado no simbolismo poético, em seus monumentos arquitetônicos, em suas esculturas, em seu fazer artístico de modo geral.Para a compreensão de qualquer imagem é necessário considerar-se o plano individual e o coletivo. O individual é o próprio artista, o sujeito que cria o objeto que será apreciado por uma coletividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário